Perguntas Frequentes

O que é Sitrad?

O Sitrad é o software da Full Gauge Controls para gerenciamento a distância das instalações de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar. Ele atende as mais rígidas exigências do mercado porque é atualizado constantemente por uma equipe da engenharia da Full Gauge Controls especialmente dedicada para isso. Versátil, acessa tanto local como remotamente instalações dos mais diversos segmentos, desde redes de supermercados, frigoríficos e restaurantes, até hotéis, hospitais, laboratórios, residências, entre outros.

O Software avalia, configura e armazena, continuamente, dados de temperatura, umidade, tempo, pressão e voltagem, permitindo a modificação dos parâmetros de operação dos instrumentos com total segurança e precisão, de qualquer lugar do mundo, via internet, através do computador ou celular.

Com o Sitrad, além de obter uma redução significativa no consumo de energia elétrica, o usuário pode obter gráficos, relatórios e mensagens de alerta enviadas pelo Software para celulares e e-mails cadastrados, caso as variáveis não estejam de acordo com os padrões estabelecidos.

 

Quanto custa o Sitrad?

O Sitrad é disponibilizado gratuitamente para download através do site.

 

O Sitrad está disponível em quais idiomas?

Português, Inglês, Espanhol e Turco.

O que eu preciso ter para que os controladores enviem as informações para o software?

A ponte de conexão é a Interface CONV32ou CONV256, um conversor que permite essa troca de dados entre os controladores e o computador, fazendo com que os dados sejam lidos pelo software. Sua função é converter o sinal de comunicação serial padrão RS-232 do computador para o padrão RS-485 dos controladores. Os controladores ficam ligados à Interface e esta, por sua vez, é conectada ao computador através de uma porta de comunicação (COM1, COM2…). A CONV 32 comunica até 32 controladores Full Gauge e a CONV256 até 256.

 

Para que serve caixa distribuidora (bloco de conexão) que acompanha alguns instrumentos com comunicação com o Sitrad e que é disponibilizada para venda?

O bloco de conexão, também conhecido como caixa distribuidora, além de interligar os controladores para fazer a ligação da rede de comunicação, possui uma proteção interna que diminui ruídos oriundos de motores, cabos elétricos, oscilações de energia, entre outros. O bloco de conexão acompanha os seguintes modelos: TC-900E Log, MT-512E Log, TC-940Ri plus, PCT-3001 plus, PCT-410E plus e VX-950 plus. E também é vendido separadamente no distribuidor de sua preferência.

 

Quantos metros de cabo pode haver em uma instalação para interligar os instrumentos até o computador onde está a interface rodando o módulo do Sitrad?

Até 1.000 m.

 

Quantos instrumentos podem ser ligados à interface CONV32?

A interface CONV32 permite a conexão de até 32 controladores Full Gauge com saída serial, independente do modelo, variável de medição e quantidade de sensores que o controlador utiliza.

 

Quantos instrumentos podem ser ligados à interface CONV256?

A interface CONV256 permite a conexão de até 256 controladores Full Gauge com saída serial, independente do modelo, variável de medição e quantidade de sensores que o controlador utiliza.

 

Quantos TCP-485 posso usar em uma mesma rede?

No Sitrad é possível cadastrar quantos conversores ethernet for preciso, desde que eles estejam com número de IP diferente entre eles. Informações sobre como cadastrar o conversor ethernet pode ser encontrado no manual do Sitrad: https://sitrad.com.br/user_guide/index.html?configuracao_ethernet.htm

 

O Sitrad Pro também é dividido em módulos?

Sim. Ainda que você não perceba, o Sitrad Pro reúne os módulos Service e Desktop em um mesmo instalador. Já o módulo Mobile está disponível para download gratuito nas stores de celulares com sistemas operacionais Android e iOS.

 

Como funciona cada módulo?

Os dois módulos do Sitrad Pro trabalham em conjunto e por isso você instala um único arquivo em seu computador. O módulo Service é responsável por gerenciar os instrumentos, usuários, envio de alarmes e registrar todas as informações. Já o módulo Desktop é a interface pela qual você acessa o Service de diferentes locais.

 

Qual a configuração que o meu computador deve ter para que eu possa instalar o Sitrad Pro?

REQUISITOS MÍNIMOS DO SISTEMA: 

Windows Vista SP2 ou superior
Windows Server 2008 SP2 ou superior
Microsoft .Net framework 4.5.1*
Processador de 1 GHz
3 GB de memória RAM
4.5 GB de disco rígido livre
*(caso já não tenha instalado, o Sitrad fará o download no momento da instalação)

 

Qual a principal diferença pro Sitrad 4.13?

O Sitrad PRO possui um novo layout, com uma aparência extremamente intuitiva e amigável, na qual todas informações estão ainda mais organizadas. Disponibilizamos uma tabela comparativa entre o Sitrad 4.13 e o Sitrad Pro. Veja aqui

 

O Sitrad 4.13 vai deixar de existir?

Não. O Sitrad 4.13 continuará sendo constantemente atualizado.

 

Esse software é confiável?

Sim. O Sitrad Pro possui certificação de compatibilidade da Microsoft. Entretanto, ao instalar o software, algumas vezes o Windows apresenta uma mensagem padrão do sistema operacional alertando que você está prestes a abrir “arquivo não confiável”. Você pode ignorar essa mensagem e seguir tranquilamente a instalação.

 

O Sitrad Pro funciona com o Sitrad Mobile?

Sim. Faça o download no Google Play ou Apple Store, dependendo do sistema operacional do seu celular e/ou tablet.

 

O Sitrad Pro funciona junto com o módulo Local do Sitrad 4.13?

Não. Você deve optar por uma das duas versões.

 

O Sitrad Pro funciona junto com o módulo Remote do Sitrad 4.13?

Sim. Neste caso você consegue usar os dois simultaneamente no mesmo computador.

 

Consigo aproveitar as informações coletadas pelo Sitrad 4.13 no Sitrad Pro e vice-versa?

Sitrad Pro não tem bancos de dados compatíveis com o Sitrad 4.13. Ou seja, você não consegue migrar as informações registradas numa versão na outra. Mas se desejar pode manter as duas versões instaladas para quando precisar consultar dados antigos.

 

Quantos instrumentos da Full Gauge Controls o Sitrad Pro suporta?

A capacidade do Sitrad Pro é ilimitada, mas é preciso estar atento à capacidade máxima suportada por cada tipo de interface conversora utilizada na instalação. Como por exemplo, o modelo Conv 32 suporta até 32 instrumentos.

 

Posso repetir o endereço de Rede RS-485?

Sim, desde que os instrumentos com endereço repetido estejam em interface (conversores) diferentes.

 

Preciso ficar logado em uma conta do Windows?

Não, o Sitrad Pro roda como serviço do Windows, ou seja, já está funcionando antes mesmo antes de você se logar.

 

Posso visualizar mais de um servidor ao mesmo tempo?

Sim, o Sitrad Pro permite o modo “Listagem” (Viewer), que permite você visualizar vários servidores numa mesma tela.

 

O Sitrad Pro necessita de liberação de portas no modem para acesso remoto? Quais as portas necessárias?

Sim, no entanto o Sitrad Pro tenta fazer automaticamente a liberação de portas por protocolo UPnP, caso o modem da rede suporte tal protocolo e esteja ativo. Para ativar, consulte o manual do seu modem. O Sitrad Pro na sua versão atual conta com gerenciamento remoto apenas por computador e para acessá-lo será necessário liberar a porta 8001.

 

O Sitrad Pro é compatível com todos os instrumentos da Full Gauge?

O Sitrad Pro atualmente é compatível com os produtos listados aqui.

 

O que devo fazer quando aparece a mensagem "arquivo .Cab inválido ou corrompido"?

Se ao inslatar o Sitrad Pro aparecer a mensagem “arquivo .Cab inválido ou corrompido” significa que o Windows não conseguiu validar o certificado digital durante este processo.

A primeira vez que o Windows valida um certificado novo ele precisa baixar na internet informações referente ao órgão certificador que emitiu o documento digital.

Caso você esteja sem conexão a internet ou exista algum tipo de bloqueio, você deve baixar e instalar manualmente os certificados digitais abaixo:

http://crt.sectigo.com/SectigoRSATimeStampingCA.crt
http://crt.sectigo.com/SectigoRSACodeSigningCA.crt
http://crt.sectigo.com/AddTrustExternalCARoot.crt
http://crt.sectigo.com/USERTrustRSAAddTrustCA.crt

Se você preferir, pode fazer o download de todos certificado digitalis clicando aqui.

Em caso de dúvidas, contate o nosso Suporte Técnico pelo e-mail eng-aplicacao@fullgauge.com.br

O que é API e como posso usá-la?

As APIs (do inglês: Interface de Programação de Aplicativos) são um tipo de “ponte” que conectam aplicações. Elas proporcionam a integração entre sistemas desenvolvidos em linguagens totalmente distintas de maneira ágil e segura.

A API do Sitrad Pro é disponibilizada através de um serviço web, baseado no padrão REST com troca de dados em formato JSON, e está acessível na própria máquina onde está instalado o serviço do Sitrad.
Através dela é possível que uma aplicação solicite ao Sitrad Pro a temperatura atual de um instrumento, seu histórico de temperaturas, informações de alarmes e muito mais. Também é possível utilizar o recurso, por exemplo, para modificar a temperatura de controle (setpoint) de um instrumento.

Todas as possibilidades de integração entre as aplicações estão disponíveis para consulta através de uma documentação, sendo umas das formas de acesso o endereço do nosso servidor de demonstração em https://fgserver-pro.sitrad.com/api/docs (O navegador pode alertar que o certificado do site é inválido por ser um certificado auto assinado. Mas pode aceitar e continuar com a navegação.)

Mais documentos, instruções de ativação e acesso à documentação de outras formas e exemplos de integração podem ser acessados em https://gitlab.com/full-gauge/sitrad/api-docs .