Sistema de aquecimento de água monitorado à distância aumenta a eficiência e reduz em 40% o consumo de óleo diesel.
Uma diminuição de 40% no volume de diesel gasto mensalmente com a caldeira responsável por aquecer toda a água que abastece o hotel. Este foi apenas um dos benefícios obtidos pela rede Aspen, com empreendimentos na Serra Gaúcha, após a instalação dos nossos controladores diferenciais de temperatura Microsol II plus. A conexão destes equipamentos ao Sitrad, software de gerenciamento via internet, possibilita o acompanhamento e alteração dos dados à distância. Como resultado, além de economizar, o hotel mantém uma operação marcada pela excelência também no serviço prestado aos hóspedes.
Os profissionais da Sul Brasil Aquecimento + Energia, empresa especializada no ramo de aquecimento e geração de energia de Caxias do Sul, foram os responsáveis pela instalação, realizada este ano, na filial do Aspen na cidade. Com isso, a redução no consumo de óleo foi um ponto marcante para a gerência do estabelecimento: “Para se ter uma ideia, o volume de diesel utilizado anteriormente na caldeira era de cerca de 3.000 litros por mês e hoje em dia ela consome uma média mensal de 1.200 litros”, aponta o gerente do hotel, Pablo Paredes.
Além da economia, as nossas soluções fizeram com que o equipamento parasse de gerar transtornos para a equipe. “Hoje o fornecimento de água quente não é mais uma preocupação para nós, pois além de não termos mais problemas com aumentos repentinos de demanda, a água é aquecida rapidamente”, enfatiza Paredes. O inverno de 2017 foi o primeiro que o Aspen passou sem enfrentar nenhum contratempo neste sentido. “Anteriormente, além do consumo elevado de diesel, o desgaste da caldeira era grande, pois o equipamento permanecia em funcionamento 24h por dia. Atualmente, programamos o Sitrad e ela fica desligada durante um período na madrugada, e ao religar, em menos de 30 minutos já temos água quente novamente”, ressalta.
A usabilidade e as funcionalidades do sistema também são destaque para os usuários. Neste caso, a equipe da Sul Brasil oferece suporte ao Aspen no gerenciamento e análise dos dados: “Temos um servidor sempre conectado, monitorando os números gerados pela ferramenta”, destaca o diretor da empresa, Paulo Borges. O contato é constante com o gerente do hotel, que acompanha tudo pelo celular. Esta é mais uma das facilidades do Sitrad, que exige apenas que o aparelho esteja conectado à Internet para o gerenciamento remoto. Já os funcionários da recepção podem visualizar os dados, mas sem fazer alterações, de acordo com os níveis de permissão de acesso que o software possibilita estabelecer. Com isso, o resultado é uma equipe inteiramente conectada, que pode antecipar e responder com agilidade a qualquer variação, garantindo a tranquilidade dos hóspedes.