O grupo Fika Frio está localizado em Maceió e há mais de 40 anos é líder em produção de sorvete a partir da polpa de frutas no estado de Alagoas produzindo e distribuindo para todo o nordeste picolés e sorvetes (marca Fika Frio), além de bebidas lácteas e polpas de frutas (marca Shups). São reconhecidos por entregarem “o melhor sorvete do nordeste” e, para tanta qualidade, precisavam de um parceiro à altura para garantir a temperatura perfeita da armazenagem dos ingredientes nas câmaras frias.
Até 2019, utilizavam os produtos da Full Gauge Controls para congelados, mas ainda sem a conexão ao software Sitrad PRO. Foi em 2019 que o gerente de automação industrial da Fika Frio, Alberto Cabús Junior, resolveu experimentar controlar duas câmaras frias com o instrumento TC-900E Log, conectando ao Sitrad PRO. Então, não parou mais. Foi dado o sinal verde para a empresa trocar todos os controladores antigos pelo modelo TC-900E Log junto ao Sitrad PRO.
“Os principais benefícios do Sitrad Pro são a conectividade e os alarmes em tempo real. E a visualização rápida de vazamentos nos compressores e personalização de ações e macros fazem o software ser espetacular! Antes, tínhamos rotinas diárias, incluindo os finais de semana, para que fosse realizada a verificação de toda a fábrica. Também tivemos várias perdas por quebra porque a gente não viu a tempo. E tudo isso mudou graças ao Sitrad PRO”, afirma Alberto Cabús Junior.
Com a implementação do TC-900E Log, a Fika Frio ganhou mais uma importante vantagem. “A agenda de degelo fez ganharmos poder de congelamento e colocar degelo apenas nas horas em que é necessário, reduzindo os custos com energia elétrica”, conta o gerente. Também começaram a detectar facilmente evaporadores bloqueados.
E com o passar do tempo, a indústria foi adicionando mais e mais soluções da Full Gauge Controls em seus sistemas de refrigeração. Instalaram em cada compressor o modelo PCT-120E plus. “Com a substituição dos pressostatos mecânicos pelos PCT-120E plus tivemos uma economia direta de mais de 10 mil reais por mês em manutenção porque os mecânicos travavam e deixavam os compressores funcionando mesmo em vácuo”, revela Cabús.
Conseguir ver as pressões diariamente e ver os relatórios emitidos pelo Sitrad PRO faz possível detectar vazamentos nos sistemas antes mesmo de perderem todo o gás. Segundo Alberto, já foram mais de 20 vezes que detectaram vazamentos pelo sistema, cada sistema tendo cerca de 5.000 reais de gás.
E, mais recentemente, a Fika Frio implementou a válvula de expansão eletrônica VX-1025E para aumentar ainda mais a eficiência energética e gerenciar o superaquecimento através do Sitrad PRO